Com origem no latim, a palavra é constituída pelo prefixo “ad” (junto, para) e pelo verbo “vocare” (chamar, convocar, escolher). Advogado, pois, é aquele profissional que é chamado para atuar em defesa ou em favor dos interesses de pessoas ou entidades, para resguardar seus direitos perante a sociedade e as autoridades constituídas, na conformidade das leis estabelecidas.

Consta que sua origem foi na Grécia antiga, com os primeiros “oradores” (Demóstenes, Péricles – século IV A.C.), com o direito de defesa instituído na própria legislação. O sistema judiciário grego serviu de base para o império romano, vindo então a advocacia a ter efetivação como profissão.

Na Roma antiga havia muitos moradores de fora (“gentios”), que eram defendidos pelos “patronos”, homens de saber jurídico. Lá  se instituiu a representação judicial através dos “advocati”, e os litígios se resolviam até na presença de senadores e do imperador , com os advogados exercendo uma virtude: a oratória! Assim, o Direito Romano veio posteriormente a ser básico para o mundo moderno, especialmente para as nações ocidentais.

Mas somente no século XIII, na França, a profissão foi efetivamente regulamentada, com exigência de matrículas de inscrição e de juramento especial perante o parlamento francês.

No Brasil, em 11 de agosto de 1827 foram criadas as duas primeiras Faculdades de Direito, por ordem imperial de D. Pedro I: a do Largo de São Francisco em São Paulo e a de Olinda em Pernambuco. Daí se origina, em nosso País, a comemoração do “Dia do Advogado” no dia 11 de Agosto.

Conforme os anais históricos, nos primeiros anos os bares e restaurantes próximos aos edifícios das Faculdades homenageavam os acadêmicos, oferecendo-lhes refeições gratuitas na data de aniversário da criação das Faculdades, tudo numa salutar confraternização. Contudo, ao longo dos anos, isto se tornou um prejuízo financeiro para os restaurantes, que passaram a cobrar pelos consumos. Mas os estudantes, “abusados” e mal-acostumados, se furtavam a pagar a conta e mandavam pendurá-la (comprometendo-se a pagá-la nas suas formaturas…), daí advindo o popular “Dia do(a) Pendura”!… Consta que até presentemente, em muitos lugares, essa tradição permanece!

Os Advogados também têm o seu padroeiro –– Santo Ivo, francês, 1253–1303 –– , discípulo de São Tomás de Aquino na Universidade de Paris, e que era um nobre, tornou-se franciscano e dedicou-se à causa dos pobres e dos mais necessitados ––, e que faleceu no dia 19 de Maio (data que muitos também comemoram como Dia do Advogado).

Modernamente, as relações humanas tiveram um  excepcional avanço! Após o advento da industrialização, estamos agora em plena era da tecnologia, da computação e da informática, com sistemas revolucionários nas atividades profissionais, especialmente na área privada, e dentro desta notadamente quanto à prestação de serviços!

E, dentre os prestadores de serviços, destaque e mérito total aos Advogados!!! Pois souberam se adaptar rápida e eficazmente à nova realidade, especialmente aqueles mais jovens e mais afeitos aos sistemas digitais e eletrônicos. Métodos, “ferramentas” e novidades foram surgindo e sendo imediatamente incorporados, notadamente o “home office”, que permite ao advogado trabalhar em sua residência, em grande parte do seu tempo, elaborando peças e petições, comunicando-se e interagindo com clientes, colegas e demais operadores/órgãos jurídicos, participando de audiências e sustentações orais, enfim como se estivesse no seu tradicional escritório profissional (com o qual continua, utilizando-o quando necessário).

Nós da “AHO”, após superarmos exitosamente as adversidades trazidas pela pandemia da “Covid-19”, podemos com galhardia relatar que estamos  apresentando resultados judiciais e andamentos processuais até superiores aos de anos anteriores; que ocorreu significativo  aumento das nossas atividades e serviços, mormente nas áreas ligadas à “LGPD e Direito Digital”, à “Recuperação Judicial e Falência” e à “Compliance”; que incrementamos um moderno “Código de Ética e Conduta”, perfeitamente adaptado às novas necessidades e exigências, tanto de caráter jurídico quanto empresarial!

Também podemos nos ufanar de nossa forma característica de atuação na Advocacia, legada por nosso fundador Dr. Hamilton de Oliveira, primando pela honestidade de propósitos e princípios, desde a análise preliminar e minuciosa de cada caso; o estudo de cada documentação apresentada, com a correção e/ou orientação para eventuais providências; a condução cuidadosa por uma possível atuação inicial extrajudicial –– na busca de razoável  acordo para sanar eventuais divergências e se evitar o processamento judicial ––, seguida pela posterior parte judicial, se conveniente e necessária; a atuação judicial criteriosa, através das melhores vias e de peças processuais bem elaboradas (em bom português!), em quaisquer situações, instâncias ou Tribunais de Justiça; sem  esmorecimentos ante quaisquer adversidades, percalços  e eventuais derrotas;  JAMAIS perdendo prazos judiciais; SEMPRE em busca do melhor resultado a favor de nosso cliente; e SEMPRE trabalhando em EQUIPE!!!

Este é o nosso “modus laborandi”!!!

A função da defesa consiste em ser, ao lado do acusado,

 inocente ou criminoso, a voz dos seus direitos legais!

–– Ruy Barbosa ––

Fale com a AHO
1
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!