Todas as grandezas do mundo não valem um bom amigo!” (Voltaire)

Nascido em Campinas, tendo perdido seu pai na infância, Hamilton de Oliveira começou bem cedo a sua luta pela vida, com o apoio e a presença maternal de Dona Margarida.

Na adolescência, já está ele a trabalhar na Prefeitura Municipal, desempenhando no Departamento da Fazenda função ligada a lançamentos de impostos prediais e territoriais urbanos (como que numa premonição de uma futura especialização em Direito Imobiliário)! Trabalha durante o dia, e passa a estudar à noite, em tradicionais estabelecimentos de ensino, primeiramente no “Colégio Estadual Culto à Ciência”, posteriormente no “Colégio Cesário Mota”, onde vem a se formar no Curso Científico.

Na Prefeitura os seus afazeres e experiências vão crescendo gradativamente, e em sua mente vai se desenhando a opção pela futura profissão. De tal sorte que, chegado o momento, nenhuma dúvida: o caminho é a Advocacia! E a Faculdade de Direito da PUC-Campinas estava ali mesmo, na Rua Marechal Deodoro, a pouca distância de sua morada e de seu local de trabalho! O jovem presta o exame vestibular por volta de 1960 e passa brilhantemente, matriculando-se no “Curso de Direito e Ciências Sociais”.

Concomitantemente, tendo feito o alistamento militar obrigatório perante o Exército Brasileiro, e dadas a sua excelente formação escolar e suas perfeitas condições físicas, é selecionado para ingressar no famoso “NPOR – Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva” (o que o obriga a trancar a matrícula na Faculdade de Direito). Após dois anos de árduo aprendizado militar, o moço é declarado Aspirante a Oficial de Reserva, sendo liberado para as suas atividades normais. Reabre então a matrícula na Faculdade, começando efetivamente em 1962 o curso de Direito, no período da manhã, e retoma as suas atividades na Prefeitura, no período da tarde, já então no Departamento Jurídico.

Seguem-se cinco anos de profícuos estudos e trabalhos. Mas, em meio a tudo isso, o rapaz não descuida de sua parte física. Eis que, desde os tempos de menino na “Vila Industrial”, já se destacava como grande jogador nas “peladas” de futebol!… A ponto de fazer testes em clubes profissionais e até ficar um ano no Fluminense do Rio de Janeiro. De volta à terra natal, continua a praticar, jogando e se sagrando seguidas vezes campeão de futebol de campo em Campinas –– juvenil pelo “Mogiana” e amador pelo “Gazeta Esportiva” –– , campeão estadual de futebol-de-salão pelo Tênis Clube de Campinas e campeão de futebol universitário pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas!

Sempre jogando na posição de zagueiro central, a comandar a DEFESA de seu time e a exercer em campo a sua LIDERANÇA nata! Frise-se: DEFENDER e LIDERAR sempre foram as suas características marcantes, em quaisquer situações!

Outro destaque de sua personalidade sempre foi a qualidade excepcional de fazer e cultivar amigos! Com seu jeito simples e sincero, com generosidade, lealdade e bom-humor, ao longo do tempo foi granjeando inúmeras e sinceras amizades (até hoje recebe amigos nas manhãs de sábados, para jogar tênis, a sua nova modalidade esportiva, e bater longos papos…).

A par de suas qualidades de caráter e de ser humano, destaque-se também outra virtude notável: com abertura de mente e coração, sempre soube ouvir o interlocutor, analisando cada situação com muito bom senso, fazendo apreciação detalhada e dando a melhor orientação à problemática apresentada! Contudo, agindo com a necessária energia e rigor, nas situações em que pessoas e/ou situações “saem dos trilhos”!…

Foi assim, com todos esses atributos, que ele foi se destacando nos seus estudos e nas suas atividades profissionais. No ano de 1968, há exatos 50 anos, o recém-formado em Direito inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo, sob nº 20.200. Ato contínuo, já passava a exercer a profissão no campo do Direito Imobiliário, atuando como assessor jurídico da “Cohab-Campinas” (empresa de economia mista), e logo após como Diretor de Expediente – Jurídico e Administrativo – da “Cohab-Bandeirante” (sociedade de economia mista intermunicipal). Também prestava assessoria jurídica a empresas da construção civil de grande renome, dentre as quais “BHM”, “ABM” e outras, tornando-se assim um verdadeiro expert em matéria de loteamentos urbanos, condomínios residenciais e questões imobiliárias. Concomitantemente, começou a exercer a Advocacia como profissional liberal, na área do Direito Civil, com destaque para o Direito Imobiliário e de Família.

Foi então que em sua vida surgiu Gitla, com os mesmos princípios de vida e valores morais, coincidentemente também advogada, predestinada a ser a sua fiel companheira, a compartilhar os mesmos sonhos, projetos e ideais, enfim a “tampa da panela”!… Casados em São Paulo, logo vêm fixar residência em Campinas, vindo aqui a nascer os seus três filhos: Fábio, Renata e Alexandre.

Com sua reconhecida competência nas atividades profissionais e com suas virtudes pessoais, Hamilton foi se destacando e paralelamente sendo convocado a desempenhar cargos relevantes no meio social de Campinas, vindo a se eleger como Presidente do Conselho Deliberativo do “Tênis Clube de Campinas” (1977/78/79), Diretor-Presidente da “Sociedade Hípica de Campinas” (1989/90/91) e Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal (1981), na primeira gestão do saudoso Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira.

E o escritório de Advocacia, inicialmente instalado no “Edifício Dom Nery” (Av. Francisco Glicério) e após numa sala do “Edifício Cruz Alta” (Rua Barão de Jaguara), foi se desenvolvendo aceleradamente, e em 1996 foi transferido para nova instalação, passando a ocupar todo o 17º andar do “Centro Empresarial do Carmo”, à Rua Sacramento nº 126, ao lado da Igreja do Carmo, onde até hoje está estabelecido.

Os filhos foram crescendo, estudando e se formando em curso superior: Renata em Arquitetura, Fábio e Alexandre em Direito, ambos seguindo as pegadas do pai. E o escritório, que já contava com o apoio de Gitla na parte administrativa e também no campo do Direito de Família, passou a contar com dois modernos e vigorosos dínamos, pois Fábio e Alexandre, a par de competentes e valorosos advogados, trataram de introduzir a indispensável tecnologia de computação eletrônica em toda a sistemática administrativa e processual da instituição.

O escritório passou a ter extraordinária expansão. Em poucos anos, além do Direito Civil em geral, passou a abarcar os ramos do Direito Tributário e do Trabalho (até mesmo com algumas incursões pelo Direito Penal). Novos advogados(as), jovens e brilhantes, passaram a integrar a equipe. O escritório passou a receber estagiários(as) das Faculdades de Direito locais, alguns sendo contratados para integrar o próprio quadro de profissionais, outros sendo aprovados em concursos para a Magistratura e/ou para o Ministério Público! Constituiu-se, assim, uma Sociedade de Advogados, denominada “Advocacia Hamilton de Oliveira – A.H.O.”. Os seus integrantes passaram a ser estimulados com patrocínio e/ou subsídios para cursos e palestras de atualização e aprimoramento jurídico.

Presentemente, neste ano de 2018, a “A.H.O.” está orgulhosamente completando 50 anos de excelente prestação de serviços jurídicos, tornando-se referência na cidade e região de Campinas-SP!

Sempre com respeito às pessoas e com foco nos clientes (pessoas físicas e jurídicas), objetivando obter a melhor solução para as questões e problemáticas apresentadas!

Sempre pautada em elevados padrões éticos, morais e jurídicos!

Sempre com ótimo ambiente de trabalho entre todos os seus advogados e funcionários, que logo assimilam os valores instituídos desde a origem, por aquele que, com têmpera de aço, plantou a semente, colocou o adubo, regou a terra, fêz a árvore nascer, e, com apoio de sua esposa, de seus filhos, e de seus advogados e funcionários, pode agora ver a mesma árvore crescida, altaneira e embelezada por muitos frutos, de diversas cores, matizes e luzes, como que a proclamar, alto e bom som:

–– Aqui se respeita a LEI, o DIREITO e a JUSTIÇA !!!

–– Aqui se pratica uma verdadeira ADVOCACIA !!!

= Reinaldo Federici é Advogado Sócio da “ADVOCACIA HAMILTON DE OLIVEIRA” = (companheiro do homenageado desde o 1º ano de Faculdade, na “Cohab-Bandeirante” e na “A.H.O.”)

Fale com a AHO
1
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!